1/1

Quais as melhores guitarras para iniciantes?

 

Tocar guitarra é algo emocionante! E o processo de aprendizado é uma constante descoberta. São acordes, sons e diversas possibilidades. Mas você já deve ter visto que no mercado existem vários modelos diferentes, não é? Como saber qual deles é o mais indicado para iniciar os estudos? Preparamos um guia para você conferir antes de comprar a sua guitarra. Continue a leitura!

 

Vários modelos, infinitas possibilidades!

Se você é um apaixonado por guitarras, com certeza já notou que ela existe em diversos formatos. E são todos incríveis, não é? Para te ajudar a escolher a sua, vamos falar um pouco de alguns dos modelos mais famosos.

 

Telecaster

Desenvolvida por Leo Fender em 1950 e com um projeto simples, essa guitarra se mostrou eficaz e revolucionária, criando tendências na fabricação do instrumento. É uma guitarra versátil, podendo ser bem utilizada em estilos como rock, reggae, pop, country, soul, folk, jazz, blues, heavy metal e punk. Alguns guitarristas que usam ou usaram a Telecaster são: Richie Kotzen, Keith Richards (Rolling Stones), Bruce Springsteen e Andy Summers.

 

Stratocaster

A Strato, como é popularmente chamada aqui no Brasil é um dos modelos mais famosos. Ela foi criada em 1954, também por Leo Fender e hoje praticamente todos os fabricantes possuem sua própria linha de Strato. Por se tratar de um instrumento totalmente versátil, cai bem em qualquer estilo. Alguns guitarristas que usam ou usaram uma Stratocaster são: Jimi Hendrix, David Gilmour (Pink Floyd), Eric Clapton e Andreas Kisser (Sepultura).

 

Les Paul

Criada em 1952, a Les Paul foi o resultado de uma parceria entre a Gibson Guitar Corporation e o guitarrista de jazz Les Paul. Uma das principais características do modelo é sua sonoridade grave e encorpada, além de ter o braço colado no corpo, que influencia no peso do timbre. Por esse motivo, essa guitarra é bastante utilizada no hard rock, blues e jazz. Os guitarristas que usam ou já usaram uma Les Paul são: Slash (Guns N’ Roses e Velvet Revolver), Jimmy Page (Led Zeppelin), Rafael Bittencourt (Angra) e Gary Moore.

 

SG

Na metade dos ano 60, a Gibson Guitar Corporation sentiu uma queda na apreciação e venda de sua Les Paul. Foi então que a ideia de inovar veio à tona, fazendo nascer a SG (solid guitar = guitarra sólida). O novo modelo ganhou otimizações como leveza e um design que facilita o alcance das casas nos últimos trastes. A lendária guitarra de dois braços de Jimmy Page é uma variação da SG. Os guitarristas que usam ou já usaram o modelo são: Angus Young (AC/DC), Tony Iommi (Black Sabbath), Martin Mendonça (Pitty) e Lenny Kravitz.

 

 

Explorer e Flying V

A proposta de desenvolver uma guitarra com um aspecto “futurista” fez a Gibson desenvolver no final dos anos 50 os modelos Explorer e Flying V. A popularidade de ambas, porém, não foi tão animadora, fazendo com que a produção fosse interrompida. Devido ao seu visual “agressivo” e sonoridade pesada, elas voltaram anos depois com as bandas de heavy metal. Alguns guitarristas que usam ou usaram esses modelos são: James Hetfield (Metallica), Matthias Jabs (Scorpions) e Steve Clark (Def Leppard).

 

O que você precisa saber antes de comprar a sua guitarra?

Os diversos modelos existentes no mercado possuem suas próprias características anatômicas, estéticas e de timbre. Antes de ir até a loja e comprar a sua guita, é importante que você conheça e considere alguns pontos:

 

Tudo vai depender do tipo de som que você quer fazer

Algumas guitarras são feitas para serem tocadas em determinados estilos. Entender o que você pretende é o primeiro passo para escolher seu instrumento. Mas claro, existem modelos que desempenham bem em qualquer estilo, como a Stratocaster.

 

Conforto e versatilidade

Esse ponto é importantíssimo. Sua guitarra pode ser da sua cor e modelo preferidos, mas acima de tudo isso, ela deve ser confortável. Você passará horas treinando, se ela te causar incômodo, seu desempenho será afetado.

 

 

 

Compare os preços

Uma guitarra super cara não significa que a qualidade seja das melhores. Se você vai iniciar seus estudos, seu investimento pode ser um pouco menor. Mas isso não pode ser parâmetro para a escolha de uma guita muito barata, pois isso também leva a qualidade ou peças ruins.

 

Pronto para arrasar com a sua guitarra?

Vimos que a guitarra é um instrumento versátil e de grande importância em uma banda, independente do estilo. Já imaginou poder ser o “guitar hero” e arrasar com seu instrumento? Aqui na EM&PM você pode aprender a tocar ou aperfeiçoar sua técnica com o acompanhamento de professores experientes, através de aulas online ou presenciais. Entre em contato conosco, saiba mais sobre o curso e faça sua matrícula! 

Please reload

Destaque

Camerata EM&PM 2016

June 25, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por Tags