Como afinar a sua voz com exercícios práticos

Você que tem o sonho de cantar afinado ou entender como funciona a afinação para o canto, neste artigo vamos te apresentar o que é a afinação e também dar algumas dicas de como melhorar a sua afinação e a sua forma de cantar.

Não importa se você está começando do zero ou já é profissional, preste atenção a essas dicas!

O que é a afinação?

A afinação nada mais é do que você colocar a sua voz no mesmo nível ou no mesmo som que um instrumento ou uma nota está ressoando.

Por exemplo: Seu um som está em SOL, então sua voz precisa chegar até o SOL e fazer a mesma nota que o instrumento está fazendo.

Você vai ajustando sua voz, até chegar nessa nota. Isso é afinação, fazer exatamente a nota que está sendo tocada.

Você pode ajustar sua voz nas notas mais graves, que são as mais grossas ou nas agudas, que são as mais finas.

A AFINAÇÃO NADA MAIS É DO QUE AJUSTAR SUA VOZ NA NOTA QUE PRECISA SER TOCADA.

Para fazer isso, você precisa conhecer todas as notas e conhecer até onde sua voz vai chegar naquele tom.

Então vamos aos exercícios para você começar a conhecer as notas e começar a entender e ter a percepção da sua afinação.

Vamos ao exercício de salto de notas, com a vogal O:

Vá até ao minuto 3:19 do vídeo abaixo para acompanhar o exercício:

Está gostando? Não desista!

É a partir dos exercícios, que você começa a modular a sua voz e ter controle da sua afinação.

No minuto 6:15 desse mesmo vídeo, temos o segundo exercício!

Vamos ao exercício de salto de notas, com a vogal A:

Esperamos que esteja gostando. Esse é bem simples, não é mesmo?

Foi um ótimo treinamento!

Somos a EM&PM Escola de Música 🎼 e contamos com aulas presenciais e online.

Neste blog, você vai encontrar dicas de como aprender a tocar algum instrumento.

Não importa se você está começando agora, temos aulas de todos os níveis!

Escolha a modalidade e o instrumento que você mais sonha em aprender..

Ou se o que você mais sonha é também cantar, venha com a gente!

Estamos prontos para te ajudar a realizar esse sonho.

Nos vemos em breve.

Equipe EM&PM.