Curiosidades e benefícios do piano

A gente sempre comenta aqui sobre os benefícios de tocar um instrumento e o quão importante a música é em nossas vidas. Cada instrumento, com suas características, sons e tamanhos exercem papel fundamental em uma banda ou conjunto, do rock ao clássico, do ritmo mais lento ao mais agitado. O instrumento de destaque hoje é o piano, e vamos falar neste post sobre suas principais características e quais os benefícios podemos usufruir ao aprender a tocá-lo. Continue a leitura!

Piano: Um charmoso grandalhão

Se você já viu um piano de perto, com certeza já se perguntou: como um instrumento tão grande pode emitir um som tão delicado? Muita gente não sabe, mas apesar de ser um instrumento de teclas, o piano é composto de cordas e percussão. A produção do som acontece quando as teclas (peças de madeira) ao serem tocadas acionam um martelo, que toca as cordas. Esse movimento percussivo faz com que as cordas vibrem, produzindo o som, que é amplificado pela caixa de ressonância.

O piano é muito utilizado em grandes concertos e em estilos como o jazz, mas também aparece muito bem em outros estilos. Além de inteiramente lindo e fascinante, esse grandalhão traz benefícios expressivos para quem o toca. Vejamos alguns:

Tocar piano estimula o cérebro

Uma pesquisa realizada pelo Northwest University apontou que aprender a tocar piano causa novas conexões neurais. Isso quer dizer que a música afeta de maneira positiva a estrutura e a função de diferentes regiões do cérebro, promovendo nele a neuroplasticidade. Assim, você passa a trabalhar mais sua capacidade de aprendizado e torna a prática uma excelente ferramenta educacional.

Progressos consideráveis no desempenho escolar

Esse é um bônus super interessante, principalmente para crianças em idade escolar. Estudar música ou um instrumento como o piano coloca o aluno diretamente em uma constante atividade de leitura e compreensão. Os efeitos positivos são notados também em relação à disciplina, concentração e melhor desempenho em matérias como a matemática, artes e história.

Menos estresse e mais bem-estar

Música e bem-estar tem tudo a ver. O som do piano é, sem sombra de dúvidas, um dos mais tranquilizantes de todos. A função do aprendizado de um instrumento é uma forma de terapia para adultos e crianças com autismo, depressão ou ansiedade. Tocar piano exige concentração, por isso, o pianista leva sua atenção totalmente para a postura, respiração, notas e harmonia, fazendo com que a mente “desligue” de outros problemas.

Criatividade e cultura em expansão

A medida que uma pessoa aprende mais sobre o piano e teoria musical, seu repertório cultural e criativo ficam mais ricos. A composição e a improvisação ganham força e são os principais pontos que estimulam o cérebro. Esse estímulo é uma ponte para colocar em prática sua identidade musical, além de incentivar a livre expressão de emoções e sentimentos.

O piano abre portas para aprender outros instrumentos

Um piano possui normalmente 88 teclas diferentes e isso faz dele um instrumento riquíssimo. Com ele, você aprende não só onde está cada nota, mas também faz uma imersão em teoria musical. Por isso, quando você decide aprender outro instrumento tem mais facilidade - você irá praticar mais a sua habilidade.

Uma imensidão de benefícios

A quantidade de benefícios que tocar piano trazem para nossa vida é igualmente equivalente ao seu tamanho. Não é para menos: o piano te aproxima da felicidade! Se convenceu a aprender a tocá-lo? Então venha para a EM&PM. Aqui você faz suas aulas online e direto com o professor de onde estiver ou presencialmente. Entre em contato conosco, agende uma entrevista e saiba mais!