top of page

Os benefícios de estudar música na terceira idade


Você já deve ter visto que está no ar o “The Voice +'', voltada para o público da terceira idade. O programa tem revelado talentos maravilhosos e mostrado que a idade é apenas um número.

Mas, como aqui a gente ama falar sobre os benefícios da música em nossas vidas, não poderíamos deixar de trazer um conteúdo sobre o quão boa ela também é para quem tem mais de 60 anos. Continue a leitura!


Música do nascimento até o fim da vida

Durante toda nossa vida, a música desempenha um papel extremamente importante para nós. Desde que nascemos, somos embalados por canções de ninar. Depois, quando aprendemos a dar os primeiros passos e falar as primeiras palavras, a música está presente para nos ensinar, alegrar e nos fazer querer dançar. O tempo passa e a gente desenvolve o gosto por determinado estilo e isso dura para sempre.

O que queremos trazer aqui é que, muito além de simplesmente colocar um som e ficarmos felizes, a música é um combustível indispensável para o nosso bem-estar. Quando há o interesse em estudá-la, seja através do canto ou de um instrumento, nosso cérebro se transforma. E geralmente, fazemos isso na juventude. Porém, se engana quem acha que os benefícios do aprendizado limitam-se apenas a nossa fase mais jovem.

Melhor idade musical

É absolutamente natural que com o passar dos anos, ao envelhecermos, a gente perca pouco a pouco algumas de nossas habilidades, como as de memória e flexibilidade. Mas, se a música é um alimento fundamental na juventude, você deve imaginar que na velhice sua importância é ainda maior. Na terceira idade, a música pode ser uma grande aliada para o tratamento de doenças que são comuns nessa fase, como Alzheimer e Parkinson. E os resultados são realmente significativos e benéficos:

  • Diminuição dos níveis de estresse;

  • Aumento da criatividade;

  • Redução de sinais depressivos;

  • Melhoras na fala e dicção;

  • Aumento da força e resistência corporal;

  • Melhoras no equilíbrio e locomoção.


Além disso, o fato de ter a aprendizagem da música como um compromisso diário, ajuda muito com o convívio social, podendo agregar novas amizades, por exemplo. A música tem como grande bônus a união das pessoas e a troca de experiências. Quantas vezes você não se viu conversando por horas com alguém sobre um estilo musical, cantor ou banda que ambos gostam ou que você não conhecia? Essa troca é fantástica e rende boas conversas!


Antes tarde do que nunca!

Duas coisas são totalmente certas na vida: que a música é boa e só traz benefícios e que a velhice chega para todos! Por isso, aproveitar essa fase de maneira saudável e dentro do seu ritmo é essencial para que possamos curtir cada momento. Nunca é tarde para aprender algo novo! Se você sente que agora é o momento de começar uma nova atividade musical, venha para a EM&PM Escola de Música. Aqui não existe limite de idade para aprender e você pode estudar de onde estiver! Entre em contato conosco, conheça nossos cursos e agende uma aula experimental.


コメント


Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page